Muitas vezes, o departamento de marketing fica tão concentrado em realizar ações para melhorar a comunicação entre a empresa e seus clientes que deixa de lado outra faceta, também muito importante, de seu trabalho: a comunicação interna. Ela é essencial para manter o alinhamento entre todos os níveis e departamentos da empresa. Para entender melhor o que é a comunicação interna e como ela afeta a performance da equipe, confira nosso de hoje.
O que é comunicação interna?
Não existe “pegadinha” neste conceito. Comunicação interna é o diálogo entre a empresa e os colaboradores. Porém, este diálogo é complexo, pois engloba diversas direções: de gestores para suas equipes; das equipes para seus gestores; entre equipes diferentes; entre diferentes níveis de gestão. Além disso, também existem muitos meios e muitas finalidades para realizar esta comunicação.
Nós vamos falar um pouco mais sobre os meios no próximo item, mas quais as finalidades possíveis? Entre elas, temos: divulgar mudanças organizacionais; educar sobre os produtos e o mercado; informar resultados de vendas, produção ou atendimento; realizar campanhas de saúde e segurança do trabalho; incentivar os funcionários aos estudos e engajar mais os colaboradores com o que acontece em diferentes partes da empresa.
Principais ferramentas de comunicação interna
A comunicação interna é algo que ocorre diariamente em qualquer empresa, portanto, você já deve estar familiarizado com a maioria dos meios utilizados para realizá-la, como:
A ferramenta mais comum é o e-mail e seu maior benefício é que ele permite entregar a mensagem instantaneamente. Por outro lado, em muitas empresas, há funcionários que não possuem um e-mail institucional — especialmente quem trabalha no “chão de fábrica” — e acabam excluídos desta forma de comunicação.
Intranet
Complementando o e-mail, temos a intranet — uma área reservada do site da empresa, na qual apenas os funcionários têm acesso. Porém, novamente, se nem todos os funcionários da empresa possuem um computador de trabalho, é possível que esta ferramenta não atinja a todos.
Mural
Uma ferramenta low-tech (ou seja, que não requer muita tecnologia), mas que acaba com o problema do acesso, são os murais. Neles, é possível afixar mensagens que serão vistas por qualquer funcionário. É preciso apenas tomar dois cuidados no uso desta ferramenta. Em primeiro lugar, eles devem ser posicionados estrategicamente, de preferência, na recepção, refeitório ou sala de descanso, ou seja, locais de circulação comum. Em segundo lugar, o mural possui uma limitação de espaço e é mais indicado para informativos curtos.
Revista impressa
Muitas empresas também adotam a revista impressa como ferramenta para a comunicação interna. Essa é uma excelente ferramenta, sem limitações fortes de espaço ou circulação. Mas tenha em mente que ela exige um investimento maior de tempo, na sua preparação, e de dinheiro, para a impressão dos exemplares. Vale a pena também associar a distribuição da revista com um programa de reciclagem dos exemplares, para evitar que o dinheiro investido vá parar, literalmente, na lixeira.
Aplicativo empresarial
Com o avanço da tecnologia mobile, algumas empresas já estão investindo na criação de aplicativos para facilitar a comunicação interna. Eles podem ser usados tanto para a comunicação um a um quanto para enviar mensagens importantes a um departamento inteiro, ou à empresa inteira, por exemplo. No entanto, é preciso ter cuidado, pois esta ferramenta tem um caráter muito parecido com aplicativos para fins pessoais, o que pode induzir os funcionários ao uso inadequado.
Como você pode perceber, existem muitas opções de meios para a comunicação interna, cada uma com suas vantagens e desvantagens. O gestor de marketing precisa aprender a combiná-las para tirar o maior proveito possível de cada uma.
Principais benefícios
Alinhamento de estratégias
Mas, afinal, por que é importante trabalhar a comunicação interna? Bem, o motivo mais prático é o alinhamento de estratégias. A falta de comunicação pode atrapalhar a sincronia dos colaboradores e, por consequência, dificultar o atingimento de metas. Para entender melhor, pense em um barco onde cada um rema em uma direção. Ele pode ficar parado ou até virar — é isso que acontece quando não há alinhamento em uma empresa.
Compartilhamento de conhecimentos
Outra boa razão para trabalhar a comunicação interna é que ela funciona como um meio para o compartilhamento de conhecimentos. A intranet, os murais, a revista impressa, até mesmo os e-mails podem ser usados para divulgar desde procedimentos técnicos até informações sobre o mercado. Assim, a empresa pode evitar que informações essenciais fiquem concentradas em um ou dois funcionários — um cenário muito negativo, pois se eles saírem da empresa, levarão consigo estes conhecimentos, afetando a performance geral.
Motivação dos funcionários
A comunicação interna também tem um forte impacto sobre a motivação dos funcionários, especialmente em organizações de maior porte. Aqui vai um exemplo: em uma empresa multinacional, a revista impressa permite que um funcionário no Brasil saiba de um evento incrível que está acontecendo na unidade da Alemanha. Isso estimula o sentimento de pertencimento a uma empresa da qual o indivíduo tem orgulho. O resultado: um maior engajamento, vontade de trabalhar duro e fazer o melhor possível.
Minimização de insatisfações
Continuando nossa lista, podemos dizer que a comunicação interna também está a favor de uma minimização de insatisfações. Lembre-se: ela funciona em diversas direções, permitindo também que a empresa escute melhor seus colaboradores. Que tal adotar, de maneira sistemática, o preenchimento de fichas de feedback ou o uso de caixas de sugestões? É um modo eficaz de descobrir e atender possíveis insatisfações. Dessa forma. você terá um clima organizacional mais saudável.
Divulgação de informações internas
Para completar, a comunicação interna é essencial para que boas iniciativas da empresa não sejam perdidas por falta de divulgação. Talvez sua empresa tenha um programa interessante de alimentação saudável ou ofereça subsídios para funcionários que querem aprender Francês. Porém, quase ninguém sabe a respeito e, portanto, os colaboradores não se beneficiam com essas iniciativas. Por meio de uma comunicação interna mais organizada, seria possível aumentar o alcance e otimizar os resultados de tais projetos.
Agora você já tem uma noção geral de como a comunicação interna pode ser trabalhada para melhorar a performance da equipe. Mas não se limite às dicas que colocamos aqui. Assim como qualquer outra atividade de marketing, a comunicação interna exige criatividade. É preciso adaptar as ações à realidade da sua empresa e também inovar para cativar o público interno.
Adote as nossas dicas e nos conte como a comunicação interna ajudou a alinhar metas, aumentar a satisfação e motivação dos funcionários ou a divulgar as iniciativas positivas da sua empresa!