Inclusão e respeito têm sido palavras de ordem há bastante tempo. E saem na frente aquelas marcas que se dão conta disso e adotam uma postura cada vez mais consciente, demonstrando apoio às minorias em todas as suas ações.
Nesse cenário, o apoio à causa LGBT merece destaque. A inclusão de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, transexuais e simpatizantes no público-alvo de uma empresa, com respeito e igualdade, é uma demanda urgente e extremamente atual.
Nesse artigo, vamos conhecer cinco marcas e suas ações nesse contexto. Confira e perceba como ser tolerante e inclusivo pode levar sua empresa ainda mais longe.
1. Skol
A Skol é uma das principais patrocinadoras da Parada do Orgulho Gay de São Paulo, que é, por sua vez, a maior parada do mundo. A cada ano a marca apresenta ações diferentes, focadas em posicionar a bebida como uma marca que apoia a diversidade.
Para o ano de 2017, por exemplo, a marca lançou latas exclusivas onde a flecha característica da embalagem aparece preenchida com as cores do arco-íris, símbolo máximo do orgulho gay. Para fortalecer ainda mais a ação, a Skol doou parte da verba arrecadada com as vendas a um abrigo para jovens expulsos de casa em função de sua sexualidade.
Por fim, vale mencionar o icônico anúncio Respeito is on que apresenta a diversidade de várias formas, sem sequer mostrar a própria cerveja, consolidando a marca como uma empresa que preza constantemente pelo respeito às diferenças.
2. Doritos
A tradicional marca de salgadinhos também se posiciona como apoiadora da causa LGBT. Em 2015, lançou nos Estados Unidos uma versão das tortillas nas cores do arco-íris e, dois anos depois, a ideia chegou ao Brasil.
Importante ressaltar que mais que uma simples mudança de embalagem e comunicação visual, a empresa alterou o próprio produto: os salgadinhos ganharam uma versão multi-colorida, o que gerou enorme impacto no mercado. Assim como a Skol, a Doritos também doou parte das vendas desta edição ao abrigo para jovens.
3. Avon
A Avon é uma das marcas de cosmético mais tradicionais do mundo e tem investido na diversidade e no apoio à causa LGBT em várias das suas campanhas. Merecem destaque a campanha para o creme Matte Color, que festeja as cores do arco-íris e que traz pessoas do cenário LGBT utilizando o produto e a campanha denominada “E aí, tá pronta?” onde a drag queen Pablo Vittar foi a estrela, com um discurso inclusivo e que incentivava o respeito à diversidade.
4. Coca-Cola
A Coca-Cola ganhou muitos pontos ao se dar conta de que o respeito à diversidade deve começar do lado de dentro e lançou uma campanha interna de conscientização com os próprios colaboradores da marca.
Partindo de uma expressão popular que questiona e acusa a sexualidade das pessoas, a Coca-Cola desenvolveu uma nova identidade visual para a sua lata de Fanta. A lata era idêntica a uma de Coca-Cola, mas trazia os dizeres “Essa Coca é Fanta, e daí?” afirmando que não há problema algum em ser homossexual.
Foi um caso de imenso sucesso, que ajudou a mudar a percepção de diversos funcionários da equipe.
5. Nike
Uma das pioneiras nas ações de apoio à causa LGBT, a Nike está à frente da campanha Be True desde 1985. Nela, vários produtos são disponibilizados em modelos exclusivos nas cores do arco-íris. Além disso, a empresa adota estratégias para valorizar atletas de diversas orientações sexuais.
O apoio à causa LGBT deve ir muito além do discurso. As marcas devem adotar ações para demonstrar esse apoio, se posicionando definitivamente como empresas sem preconceitos.
Não tenha dúvidas de que em um cenário cada vez mais competitivo, os clientes se tornam exigentes e questionadores e buscam aquelas empresas com as quais podem se identificar. E ser tolerante, aberto e sem preconceitos é indispensável nos dias de hoje para promover a sua marca e conquistar os clientes.
Lembre-se que, para surtir efeito, a mudança deve ser sincera e começar na mente de cada um. Abandone qualquer preconceito e convide aqueles à sua volta a fazerem o mesmo!
Para ficar por dentro de outras tendências e novidades, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, YouTube, Twitter, Google+ e Linkedin!