Para ter uma gestão de loja eficiente é necessário saber administrar suas equipes de vendas, indicadores e números, além de ser capaz de prever possíveis falhas e tendências.
Sendo assim, o objetivo deste artigo é mostrar a importância de uma gestão de PDV e como ela pode ajudar no crescimento do seu negócio. Continue a leitura!
O que é PDV?
O ponto de venda (PDV) refere-se à loja física, o local onde o cliente pode ter contato com os produtos que estão disponíveis para a venda. Contudo, o mesmo termo também pode ser relacionado aos equipamentos de frente de caixa ou ao PDV móvel, uma ferramenta que permite que o cliente faça compras sem passar pelo caixa.
Qual a importância da gestão de loja?
Como explicado, a loja é o ponto de contato do cliente com o produto. Por isso, ela deve ser organizada e atraente, para que o consumidor se sinta confortável, avalie os produtos e, assim, efetue a compra com tranquilidade.
Uma gestão de loja eficiente é capaz de oferecer praticidade ao consumidor (ele terá mais facilidade em encontrar o produto que procura), controle de estoque e gastos, além da definição e acompanhamento de metas e análise do desempenho.
Como tornar a gestão de PDV mais eficiente?
Apresentaremos nos próximos tópicos algumas dicas para tornar a gestão de loja mais eficiente. Veja!
Entenda os 4 pilares
Os pilares da gestão de loja servem para auxiliar o consumidor em toda a sua jornada de compra, tornando a empresa mais competitiva. São eles:
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estoque: toda empresa deve ter um controle de estoque eficiente. Essa prática evita o excesso ou a falta de material, que resulta em gastos e pode causar insatisfação no consumidor que não encontra o produto que procura;
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exposição: os produtos da loja devem estar bem expostos e iluminados. O cliente deve ter fácil acesso e uma boa visualização do material exposto;
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preço: de acordo com o código de defesa do consumidor, os preços dos produtos devem estar sempre visíveis, ou com um leitor de código de barras à disposição do cliente;
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atendimento: a equipe deve ser bem treinada para oferecer um excelente serviço e garantir a satisfação do consumidor, assim como assegurar que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas.
Crie um ambiente atraente
Sua loja deve ter os produtos expostos com fácil identificação e acesso ao cliente. Além disso, é importante definir áreas livres para a sua locomoção. O ambiente deve ser bem iluminado, agradavelmente decorado (sem excesso de informação), e cartazes de promoção devem estar em locais de boa visualização.
Utilize recursos tecnológicos
A gestão de loja deve ser estendida para os meios tecnológicos. Isso porque o cliente pode procurar por auxílio online em canais de atendimento ou nas redes sociais. Dessa forma, é importante ter um profissional especializado para atendê-los nessas plataformas.
Explicamos neste artigo o que é gestão de loja e, de quebra, mostramos algumas técnicas para aprimorá-la em seu estabelecimento. Com a aplicação dessas dicas, seu atendimento será mais eficiente e satisfatório para os clientes.
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