O posicionamento de marca é um elemento central para o sucesso de um negócio, mas vale ressaltar que não é imutável. Alinhado às estratégias de branding, reforça a identidade e aumenta a visibilidade da sua empresa, criando conexão real com o público.
Neste artigo, você vai entender melhor sobre:
- o que é posicionamento de marca?
- como fazer o posicionamento de uma marca?
- exemplos de posicionamento de marca.
O que é posicionamento de marca?
Segundo definição do livro “Posicionamento: A batalha por sua mente” de Al Ries e Jack Trout, dois autores e grandes estrategistas do marketing, posicionamento de marca é uma estratégia de branding que busca ocupar um lugar único na mente do público-alvo.
Esse processo envolve visibilidade e conexão com, uma vez que só é possível promover posicionamento se o segmento de mercado e clientes em potencial forem devidamente compreendidos.
Dessa forma, quando bem-sucedida, essa técnica traz benefícios como:
- vendas contínuas, já que as ofertas estão sempre na cabeça do consumidor;
- maior reconhecimento e visibilidade de marca;
- autoridade no mercado;
- credibilidade em relação aos competidores diretos.
Como fazer o posicionamento de uma marca?
Uma estratégia de posicionamento de marca requer planejamento, análise, esforço e deve ser valorizada como um projeto grandioso.
O primeiro passo é realizar um estudo que permite detectar o nível atual de visibilidade e autoridade da sua empresa.
A partir disso é possível traçar objetivos de progresso coerentes e realistas, levando em consideração as diferentes ações do início ao fim das estratégias criadas.
Confira o passo a passo:
1. Entenda o seu público
Para se posicionar no seu nicho de mercado é necessário saber o que os consumidores desejam e buscam.
É possível realizar pesquisas, entrevistas e grupos focais para acessar esse conhecimento. Essas técnicas já são tradicionais.
Além delas, existem outras alternativas novas, como os conteúdos interativos, mais sustentáveis que trarão resultados de forma rápida e constante. Alguns exemplos de materiais que podem ser criados pela sua equipe para conhecer melhor o público:
- quizzes;
- infográficos animados;
- sites interativos;
- e-books;
- realidade virtual;
- mapas;
- aplicativos.
Esse tipo de material melhora a experiência do usuário e podem ser utilizados como fontes de dados importantes para a sua empresa.
2. Analise a concorrência
É aconselhável direcionar essa análise para o meio digital, já que é o espaço em que a batalha pelo melhor posicionamento de marca é travada hoje em dia.
Faça uma auditoria sólida e rigorosa da presença digital dos seus principais concorrentes e identifique o que eles fazem e qual é a percepção do público sobre as ações realizadas.
Com isso é possível ter uma visão clara sobre o que é bom ou não para o seu segmento de mercado.
3. Conecte o posicionamento com os seus valores
Para promover um posicionamento de marca real, é necessário ajustar a proposta de valor à realidade da sua empresa.
Considere o que estimula e motiva o seu público e, a partir disso, alinhe a sua mensagem e seus processos comerciais, passando essas impressões. Esse processo aumenta o potencial de visibilidade e crescimento da sua empresa.
4. Crie conexão real com o seu cliente
Não se perca no paradigma de vender a todo custo, isso é algo do passado.
O principal objetivo nos dias atuais é estreitar relacionamentos para estar sempre presente no imaginário dos consumidores e se manter como uma alternativa de negócio atrativa.
Para te ajudar nessa empreitada, é possível utilizar estratégias como o Storytelling, que busca cativar o público por meio de histórias e pode ser utilizado nas peças publicitárias para divulgar a sua empresa.
Além disso, é possível utilizar ferramentas para atendimento personalizado e humanizado, como os chatbots com inteligência artificial, que proporcionam um atendimento ágil.
5. Agregue valor
Outro ponto importante para o posicionamento de marca é o marketing de conteúdo. Essa alternativa é poderosa para agregar valor aos processos comerciais, por meio de materiais que educam, cativam e informam.
É possível utilizar um blog como um canal para isso, e também construir uma comunidade em torno da sua marca, levando a sua empresa a uma posição privilegiada no seu segmento de mercado.
Além disso, é possível investir em itens como:
- programas de fidelidades;
- testes gratuitos de produtos ou serviços;
- organização de eventos;
- distribuição de brindes personalizados.
6. Reforce os pontos fortes
Uma marca com um bom posicionamento é facilmente reconhecível por ser autêntica e ter um grande valor agregado. Além do que já foi mencionado, é importante evitar a todo custo imitar a sua concorrência para garantir a sua autenticidade.
Exemplos de posicionamento de marca
Depois desse passo a passo você ficou se perguntando sobre como grandes marcas se posicionam no mercado?
Temos alguns exemplos valiosos:
1. Havaianas
A empresa criou as famosas sandálias em 1962 e baseou todo o marketing na praticidade, custo-benefício e resistência dos calçados.
No entanto, com o passar dos anos, o mercado se modificou e a marca mantinha os mesmos três tipos de calçados. Com uma profunda crise de mercado nos anos 1990, as vendas caíram de forma expressiva, até que em 1994 a empresa se reposicionou.
Como solução, criaram mais 40 opções de cores, aumentaram o preço e investiram em publicidade focando na mensagem “todo mundo usa, todo mundo quer”.
Esse posicionamento segue forte até hoje e o produto se tornou um grande sucesso internacional.
2. Apple
Um exemplo clássico de empresa forte e bem posicionada, a Apple ocupa o primeiro lugar das marcas mais valiosas da Forbes.
Se tornou exemplo de como vender valores e não produtos. Focando em alta qualidade e design, o seu posicionamento é desafiar o status quo, estando sempre em primeiro lugar na corrida da inovação.
Esses exemplos te deram inspiração para adotar essa estratégia na sua empresa? Independente do tamanho e do nicho, é muito importante alinhar a sua comunicação para criar conexão com os seus clientes. Por isso, saiba também qual é a importância dos brindes para a sua marca.