Como falar em tendências de mercado, e não falar em inovação? Uma palavra que não sai da boca dos empreendedores e criativos. Mas o que ela de fato significa?
Inovação é um conceito extremamente abstrato, mas que entendemos de forma geral como uma reinvenção, como melhoria e como novidade.
O cenário mercadológico exige das empresas, cada vez mais, uma atuação diferenciada que permita fixar suas marcas no imaginário dos clientes. A inovação é o fator mais valorizado, sempre visto com olhos diferentes.
Um exemplo de como o diferente chama atenção, é o simples hábito de usar materiais mais coloridos, personalizados, papéis especiais, inclusive com certificação ecológica, acabamentos sensoriais com aromas, texturas e cortes diferenciados, no caso de impressão gráfica.
O processo de inovação, para ser efetivo, exige das pessoas uma constante observação, análise e crítica do que já existe. Espelhar-se em seu concorrente e imitá-lo é um grande erro daqueles que acreditam que dessa forma não vão ficar para trás. Hoje o foco está mais voltado ao consumidor, do que no mercado. É ele quem dita as futuras inovações.
A tendência em manter o que funciona bem do jeito que está, por medo de qualquer alteração que possa dar errado, é fator bloqueador da inovação. Inovação não precisa lidar necessariamente com novas tecnologias, e não tem começo, meio e fim. Ela não pára nunca e todos devem estar envolvidos.
Entre as atuais tendências de inovação estão atualmente a preocupação com a sustentabilidade, com a saúde e bem estar de funcionários, consumidores e ações de relacionamento com foco no consumidor, de forma a aproximar-se deles.
É arriscado mudar, sempre. Porém, esse é o desafio que nos leva ao crescimento constante e a satisfação de consumidores, cada vez mais exigentes. Quem ganha é a empresa, afinal, inovação também é sinônimo de evolução.