A versão pocket da maior feira de Marketing Promocional da América Latina, o Brazil Promotion Day, passou pelo Rio de Janeiro no dia 17 de maio, no Hotel Sheraton da Barra da Tijuca. O evento reuniu cerca de 700 visitantes corporativos, que circularam entre os 40 expositores, fornecedores da área promocional. O público conferiu as últimas novidades em brindes e produtos promocionais, serviços para eventos e soluções para merchandising no ponto de venda.
Na área de brindes tecnológicos, a Plus Brindes levou os novos modelos das “caixas de som bluetooth” e o “headphone acolchoado com conexão wireless e bluetooth”. Já a Promofy apostou no design inovador dos pen drives e de carregadores portáteis com material emborrachado flexível. A Modern Marketing apresentou displays holográficos de grande impacto, adequados para eventos e para uso nos pontos de vendas. Quem visitou a Luxu´s conheceu vários produtos que pensam na praticidade do usuário como o balde de pipoca com copo acoplado, um dos destaques da marca.
Troca de experiências
As cinco palestras promovidas pelo evento ficaram lotadas. O primeiro encontro do dia foi com João Riva, da AMPRO, sobre “Como a inovação pode potencializar os resultados das campanhas e criar experienciais no Live Marketing?”. Riva destacou a importância de saber inovar de maneira simples. “A inovação não precisa ser necessariamente de tecnologia, até pode ser, mas não é uma obrigação”. Para criar algo diferenciado é preciso entender os desejos e aspirações do cliente, a importância de falar a mesma língua do público alvo e as experiências que fazem sentido para ele.
Na sequência, o “Encontro de Fornecedores Top”, com Robson Lisboa, da MidiaCode e Thaís De Vitto, diretora de Novos Negócios da Forma Promocional, abordou questões sobre as novas perspectivas para o setor promocional, a relação entre smartphones e o marketing online/off-line e os desafios dos grandes compradores para o setor de brindes.
O presidente do POPAI Brasil, Sérgio Barbi, comentou sobre o futuro do varejo. “O comportamento do consumidor está mudando e as empresas devem acompanhar a dinâmica do mercado na hora de pensar na experiência voltada ao cliente”.
Para encerrar o encontro de palestras, Daniela Monteiro Faissal, da AMPRO, falou sobre o marketing promocional nas redes sociais. “É fundamental ter uma marca forte. A equipe deve estar alinhada. Devemos trabalhar com uma comunicação integrada para construir a marca da empresa na cabeça do consumidor. Identificar o perfil do cliente e falar a mesma língua utilizando um conteúdo interessante é um dos caminhos”, completou.
No final do dia, a Forma Promocional, organizadora do evento, sempre preocupada em criar ações que possam ajudar as entidades assistenciais e ONGs de cada região, conseguiu recolher 63kg de alimentos. A arrecadação foi destinada à ONG Onda Carioca que também esteve presente no evento.
A 11ª edição do Brazil Promotion Day Rio contou com o apoio da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e do POPAI (The Global Association for Marketing ar Retail – Brasil).