Quem trabalha diretamente com o público conhece a importância de saber como uma empresa é vista no mercado. Para conseguir montar boas estratégias, independentemente da área de atuação, é necessário fazer um diagnóstico de marca. Essa é a primeira — e talvez a mais importante — etapa para a construção do planejamento digital de qualquer companhia.
Com esse tipo de ação, é possível apontar caminhos certeiros para saber como interagir melhor com os consumidores, que vêm assumindo um comportamento cada vez mais diferenciado e exigente. Por isso, é necessário ter uma marca sólida no mercado, a fim de se manter competitivo.
Para entender melhor sobre o assunto e descobrir como fazer esse diagnóstico, continue lendo o post!
Saiba o que é o diagnóstico de marca
O diagnóstico de marca é como um raio-X geral da organização, analisando a imagem que sua empresa passa, o seu público-alvo — tanto de clientes externos quanto de internos —, principais concorrentes e muito mais.
Com esses dados é possível entender o momento da empresa, além de oportunidades que possam ser aproveitadas nas áreas de comunicação e marketing. A partir da análise dessas informações, mais amplas e genéricas, torna-se possível fazer outros monitoramentos mais específicos.
Entenda a empresa como um todo
Para que você consiga examinar todos os dados e ter um plano para a sua marca, é necessário que entenda o seu negócio por completo. Qual é o produto e/ou serviço, exatamente? Quais são seus valores? O que pretende?
Se você quer que sua marca dê certo, conheça profunda e minuciosamente tanto seus pontos fortes quanto fracos, pois isso é o que permitirá montar estratégias promocionais e várias outras. Para esse processo dar certo, é utilizado o diagnóstico de marca.
Analise o mercado
Saber como está o mercado em que sua marca se insere — e, principalmente, como ele se comporta — é essencial. Isso será um ponto norteador para tomar decisões estratégicas. Por exemplo, o mercado de roupas íntimas pede propagandas e linguagem diferentes daquelas relacionadas ao mercado esportivo.
Entender os concorrentes também faz parte da análise de mercado. Saber como eles falam com o público pode mostrar como seus clientes e prospects reagem a determinado tipo de exposição ou propaganda.
Use as redes sociais para auxiliar no diagnóstico de marca
Com os avanços tecnológicos, entender seus clientes e como eles reagem à sua marca nunca foi tão fácil. Uma rápida pesquisa da sua marca no Google já lhe dará algumas respostas!
Com as estratégias de marketing voltadas para as redes sociais, o diagnóstico de marca se apresenta bem mais fácil e versátil, já que essas redes possuem meios próprios de métrica e análise, que podem ser vistos e entendidos com facilidade.
Veicular uma campanha no Facebook, por exemplo, permite que você acompanhe comentários e, assim, consiga saber a opinião do público e corrigir qualquer desentendimento que diga respeito à divulgação pretendida. Por isso, mais do que simples propaganda, as redes sociais são uma maneira de monitorar a repercussão da sua marca.
Agora você já sabe o que é diagnóstico de marca e que ele depende de entender melhor sua própria empresa, bem como conhecer o mercado e as concorrentes. Gostou desse post? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!