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7 Dicas de Como Encantar o Cliente

(Last Updated On: 14 de março de 2024)

Saber como encantar o cliente é essencial para a sua empresa prosperar. Sobre isso, uma pesquisa publicada pelo Qualtrics revela que 86% das pessoas que tiveram uma experiência positiva com a marca, voltaram a comprar naquele estabelecimento.

Outro ponto importante revelado pela mesma fonte de dados é que entre 2010 e 2015, as empresas líderes em experiência do cliente cresceram seis vezes mais rápido do que as que não se importaram com o tema. 

Hoje esse tipo de preocupação é mais recorrente nas corporações e em 2022, mais de 63% das empresas mostraram ter um foco de atuação na área de experiência do cliente, segundo o estudo CX Trends. 

É importante ressaltar que não existe uma receita mágica que se aplique a todo negócio, mas, existem maneiras de encantar o seu cliente da propaganda ao pós-venda.

Por isso, neste artigo você confere mais informações sobre: 

  • como encantar o cliente é algo importante para o seu negócio;
  • sete dicas de como encantar o cliente. 

Veja como encantar o cliente é algo importante para o seu negócio 

Cada dia o número de marcas existentes no mercado cresce, tornando a competitividade ainda mais brutal. Segundo uma pesquisa divulgada pela Agência Brasil, 30,2% das empresas fecham as portas nos primeiros cinco anos. Para passar por esse marco é preciso se destacar da concorrência em diferentes formas. 

Por isso, você precisa não somente atrair novos clientes, mas também encantá-los. Essa é a chave para aumentar a fidelização e, por consequência, expandir as suas vendas para ter uma empresa mais sólida! 

7  Dicas de como encantar o cliente 

A comunicação em todas as fases da negociação, ou seja, da propaganda ao fechamento da venda, é muito importante. Além disso, também é necessário proporcionar um ambiente confortável para o cliente e surpreendê-lo. 

Para ter sucesso nessas ações, confira as dicas que separamos para você de como encantar o cliente: 

 1.  Cuide da qualidade do seu atendimento 

Um time bem treinado entrega um atendimento de qualidade. Por isso, é muito importante oferecer esse tipo de formação em relação à abordagem com os clientes, ao conhecimento dos produtos e à persuasão na hora da venda, seja com workshops, palestras, cursos ou simulações.

Além disso, crie internamente mecanismos para recompensar esforços, seja com bônus nos salário ou promoções com o cumprimento de metas. Assim é possível manter os profissionais motivados e alinhados aos objetivos da sua empresa. 

2. Conheça o seu cliente

Para oferecer abordagens certeiras é importante conhecer o seu consumidor. Isso também é crucial para saber como engajar as pessoas para a compra. 

Dessa forma ouça o seu consumidor realizando pesquisas de público,  através de formulários online ou presencialmente, mantenha sua base de dados atualizada para conseguir manter uma comunicação ativa e esteja atento às novidades do mercado para pensar em novas estratégias. 

3. Aposte no marketing de influência 

Possuir parcerias com celebridades ou pessoas conhecidas pelo seu público-alvo é interessante para aumentar a visibilidade da sua marca e encantar os clientes que admiram o trabalho e trajetória daquela figura. 

Essa ação é conhecida como marketing de influência e, ao “pegar emprestado” o carisma dessas figuras, você também consegue dar mais credibilidade ao seu negócio. 

4. Surpreenda a sua clientela 

Como encantar o cliente superando expectativas e saindo do básico? É possível fazer isso oferecendo uma oferta ou solução além do que o consumidor procurava, como proporcionando uma condição especial de compra ou um serviço gratuito, se destacando da concorrência. 

5. Seja ágil para atender 

Não ter agilidade ao atender um cliente em potencial pode comprometer profundamente a reputação da sua empresa. 

Não adianta entregar um produto impecável se o atendimento for lento. Por isso, é importante que haja uma organização interna para garantir que os colaboradores conseguirão atender os clientes com prontidão. 

 6. Use tecnologia no atendimento

Atualmente existem diferentes tecnologias que podem melhorar a organização das demandas e tornar o atendimento mais rápido. 

Algumas das soluções disponíveis são: 

  • chatbots: tecnologia capaz de automatizar o atendimento e realizar respostas rápidas aos clientes que entram em contato com a sua empresa, em qualquer dia e horário;
  • serviço omnichannel: integração dos canais de atendimento em uma só plataforma, facilitando o trabalho dos seus atendentes; 
  • gerenciadores de redes sociais: essa opção permite integrar informações coletadas pelo departamento de marketing e vendas em um só lugar, facilitando a gestão dos dados e possibilitando a criação de estratégias mais certeiras, a partir do que foi coletado.

7. Ofereça brindes 

Oferecer brindes personalizados é uma estratégia excelente para agradá-los e aproximá-los da sua marca. 

Um estudo da Associação de Produtos Promocionais (PPAI em inglês) traz dados muito relevantes sobre o tema, mostrando que pelo menos 20% dos consumidores que ganham um brinde promocional efetuam uma nova compra. 

Além disso, esse tipo de ação promove benefícios como: 

  • atrair novos clientes;
  • aumentar as conversões;
  • fidelizar consumidores;
  • criar uma imagem positiva da sua marca;
  • ficar na memória do seu cliente.

É também importante desmistificar a questão de que muitos empresários acreditam que oferecer brindes aos consumidores pode ser algo caro e comprometer o fechamento das contas no fim do mês. Mas não é bem por aí! 

Existem inúmeros presentes que agradam o público e podem ser incluídos nas estratégias de fidelização sem comprometer o seu lucro. 

Vale a pena ressaltar que a personalização também é crucial para aumentar os resultados! Por isso, além de colocar todas as outras dicas em prática, confira 20 brindes baratos para fidelizar os clientes com sucesso e comece a encantar o seu consumidor o quanto antes!

 

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