Dicas de Marketing: Aplique Estratégias Para Impressionar Os Seus Clientes

(Last Updated On: 13 de dezembro de 2021)

Precisa atrair e fidelizar novos clientes, mas não sabe por onde começar a divulgar a sua loja? É possível utilizar algumas dicas de marketing para impressionar os consumidores, já que essa frente do seu negócio é responsável também por construir boas relações com os clientes. 

Neste artigo você encontra informações sobre: 

  • qual a importância do marketing para uma empresa?;
  • dicas de marketing online para conquistar clientes;
  • dicas de marketing offline: como impressionar clientes fora da internet. 

 Qual a importância do marketing para uma empresa?

O marketing é definido como um conjunto de técnicas e métodos aplicados às necessidades do mercado e seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos para desenvolvimento das empresas. 

Existem uma série de estudos, conceitos e estratégias dentro do marketing que servem para potencializar as suas ações gerando valor ao cliente, por isso, é importante ressaltar que esse tipo de ação não serve apenas para divulgar um produto ou serviço, mas sim para entender como atuar no mercado de forma inteligente. 

Dicas de marketing online para conquistar clientes

Segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), o acesso à internet no Brasil chegou a 83% da população entre 2020 e 2021. 

Por isso, construir uma presença digital e apostar em dicas de marketing online é extremamente importante. 

Confira algumas estratégias possíveis: 

 1. Conheça bem o seu público 

Entender quem é o seu consumidor ideal, ou sua persona, é a regra número um do marketing. 

A persona é uma representação do seu cliente ideal e a partir dela você conseguirá entender quem vai se beneficiar dos seus produtos, além de direcionar as suas ações corretamente. Diferente do público alvo, que consiste em informações mais gerais sobre seus possíveis clientes. 

Você pode conhecer o seu público e gerar a sua persona com os seguintes passos: 

  1. coletar os dados de clientes;
  2. realizar perguntas direcionadas para os compradores; 
  3. analisar os dados coletados;
  4. estruturar a persona; 

 2. Esteja nas redes sociais 

A importância de conhecer bem os seus clientes é exatamente para direcionar as suas ações, por isso, antes de criar contas em todas as redes sociais existentes, pense onde o seu público realmente está. 

Se a maioria prefere e tem mais o perfil de consumidor do Instagram ou do TikTok, não há motivos para você gastar tempo produzindo conteúdo para o Linkedin, certo? 

A partir disso, produza um conteúdo relevante e poste com uma constância definida. 

 3. Invista em um blog

Segundo o site Demand Metric, pelo menos 70% das pessoas preferem descobrir mais sobre uma empresa por meio de artigos de blog. 

Ele é a porta de entrada para que os consumidores tenham mais detalhes da sua do seu negócio e dos produtos que você oferece, além disso, o blog é ideal para que os possíveis clientes tirem dúvidas e consumam um conteúdo de qualidade. 

Essa opção também gera autoridade, atrai compradores, facilita as vendas e sinaliza que a sua marca tem relevância na área. 

 4. Invista no Marketing de Influência 

Associar a sua marca e o seu produto a um influenciador digital tem grande potencial de atração de clientes.

Essas pessoas possuem uma legião de seguidores, seja pelas posições que adotam, pelas dicas que repassam ou pela profissão. 

Por isso, com uma simples menção à sua empresa, a atração de clientes pode crescer exponencialmente. 

 5. Use estratégias de e-mail marketing 

Um e-mail é até 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que as redes sociais, segundo dados do Campaign Monitor. 

Isso acontece porque, os contatos da sua lista têm uma probabilidade três vezes maior de receber os conteúdos do que visitantes de outras fontes, segundo dados do QuickSprout. 

Por isso, esse canal é muito poderoso para cultivar e engajar uma audiência e você pode enviar conteúdos como textos de blog, posts de redes sociais e ofertas.

  Dicas de Marketing offline: como impressionar clientes fora da internet 

É importante ter outras ações para divulgar os seus produtos também fora da internet e manter um bom relacionamento com os seus clientes. Confira algumas: 

 1. Faça um bom atendimento durante e após a venda 

Prestar um bom atendimento é um grande diferencial e nesse processo é importante tirar as dúvidas do cliente e também oferecer os produtos certos para a sua necessidade. 

O pós-venda são todos os processos após o ato de vender, como um e-mail, um cupom de desconto para segunda compra ou uma mensagem de feliz aniversário. 

Essa etapa é fundamental para criar um relacionamento e transformar o cliente em um comprador recorrente. 

Apesar de muito importante, o relatório de inteligência do SIS Sebrae aponta que 85% das empresas brasileiras nunca realizaram uma ação  desse tipo. 

Na prática você pode trabalhar com:

  • um e-mail com dicas de utilização do produto;
  • uma ligação para saber a opinião do cliente sobre a compra; 
  • mensagens em datas especiais como aniversário e natal; 
  • divulgação de lançamentos de novos produtos.  

Por fim, também tenha um suporte com atendimento ágil para tirar qualquer dúvida caso o cliente sinta a necessidade de entrar em contato com a sua loja. 

 2. Invista em brindes 

Você já se perguntou por que os brindes para clientes são tão eficientes? Segundo o levantamento da Global Ad Impressions Study, eles são mais efetivos que anúncios em rádio e TV. 

Além disso, oferecer brindes aos seus clientes tem vantagens como: 

  • aumento da taxa de conversão;
  • estimulo da memória afetiva, uma vez que o comprador criará boas lembranças em relação a sua marca. 
  • praticidade e utilidade para seus clientes; 
  • ser um meio de divulgação espontâneo;
  • fazer o cliente se sentir mais valorizado. 

 3. Use marketing sensorial 

O marketing sensorial utiliza os cinco sentidos do cliente para estimular a compra e a fidelização de forma subjetiva. 

De acordo com a empresa Capgemini, 80% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto se a experiência de compra for mais satisfatória. 

A partir dessa estratégia, você pode criar ações como: 

  • definir um aroma específico para ter dentro da sua loja física ou nas encomendas enviadas pelas vendas on-line; 
  • trabalhar com embalagens bonitas e personalizadas; 
  • criar uma trilha sonora e jingles da marca, podendo ter até mesmo uma playlist específica e compartilhada com os consumidores. 

As estratégias de marketing online ou offline são essenciais para atrair novos consumidores e gerar uma experiência de compra mais prazerosa. 

Com todo esse conjunto você pode otimizar os resultados da sua marca. Uma ótima opção para deixar o cliente se sentir valorizado é investir em mimos. Por isso, conheça também opções de brindes baratos para fidelizar os seus clientes. 

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