Post escrito por Marina Pechlivanis, diretora da Umbigo do Mundo e coautora do livro Gifting.
Negócios são movidos por tendências, e no mundo do gift não é diferente.
Para presentear clientes e conquistar prospects, premiar funcionários e homenagear colaboradores além de encantar o consumidor final, o gifting sempre teve, em sua longa trajetória no mundo dos protocolos corporativos, soluções que marcaram época e fizeram moda.
Ontem, hoje, sempre estiveram na moda: camisetas, bonés, canetas, bags, canecas… Mas em meio ao de sempre, desponta uma nova tendência: o gift do gift.
Como funciona? É um gift, às vezes mais lúdico, mais concreto, mais foto-legenda, que vem com outro gift, em forma de código para acesso virtual a conteúdos, descontos, vantagens exclusivas… Junta o mundo real (que não é nenhuma novidade) com o virtual (que já está ficando manjado), oferecendo benefícios nos dois planos.
Contextualizando com um exemplo real: um par de luvas para atrair o visitante de uma feira com uma etiqueta contendo benefícios da empresa para acesso virtual. Novamente, precisa saber como fazer para que as pessoas não arranquem a etiqueta e esquentem suas mãos com as luvas que nem sabem quem deu (ups! Quem era mesmo?).
Planejado com estratégia, este modelo pode trazer bons resultados.
A interação aumenta, o storytelling se alonga, e as funções de cada etapa ficam mais claras: em uma fase, envolver; predispor para o acesso da marca no universo particular do consumidor. Em outra, gerada a simpatia e o encantamento, efetivar a oferta de conteúdo e, quem sabe, a venda.
É… Nada como um gift após o outro!