Quem eu quero atingir?

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

Vamos falar um pouco sobre público-alvo?

Eles são a grande alma do negócio, não é mesmo? Bom, o interessante é que o seu “target” não deve ser quem você quer, mas quem pode consumir seu produto ou serviço.

Segmentação de mercado é a divisão do todo em pequenos grupos. Segmentar é dar enfoque, identificar e servir ao mercado escolhido, dentro da análise conjunta de qual é a sua oferta.

Muitas vezes, para satisfazer as exigências de um indivíduo, o produto será adaptado à algumas necessidades específicas. É um trabalho reflexivo contínuo, onde as informações do perfil de público e o que ele espera são cruzadas sempre em comparação com o que você e seus concorrentes estão oferecendo.

Para se conhecer melhor este grupo selecionado é preciso obter o máximo de informações possíveis, tanto qualitativas como quantitativas. O ponto de partida é responder as questões básicas: Quem está comprando? O que está comprando? E porque está comprando, o que o motiva?

Quando se realiza a segmentação, a empresa consegue uma riqueza de detalhes e qualidade de informação, por estar mais próxima dos diferentes perfis de cliente. É mais fácil também entender cada um dos seus diferentes públicos, ou ainda, se especializar em um único nicho que lhe parece mais promissor e rentável, com maior possibilidade de foco e inovação.

A vantagem mais importante é que, conhecendo melhor seu cliente, você poderá servi-lo melhor. Quanto mais detalhado o conhecimento, melhor será o ajuste das variáveis empresariais e melhor suas estratégias de divulgação, financeiras e posicionamento de produto.

Desta forma, a segmentação proporciona aprimoramento, traz flexibilidade em mudanças dentro do perfil que a empresa escolheu e aumenta a competitividade. Afinal, é bem mais complexo conseguir levar a sua oferta para este mercado tão grande. Há uma multiplicidade de participantes, com os mais variados perfis e com as mais variadas necessidades esperando pelo seu posicionamento. Analise e explore as possibilidades.

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